Bilhetagem eletrônica passa a funcionar em todas as lotações de Porto Alegre
01/08/2013


A partir desta quinta-feira, todas as 29 linhas de lotações de Porto Alegre passam a contar com o sistema de bilhetagem eletrônica. Com a novidade, uma das principais mudanças é o pagamento da tarifa quando o usuário ingressa no veículo. O valor da passagem é de R$ 4,20.
O sistema é igual ao que existe nos ônibus, mas, para usar, o passageiro deve ter carregado o seu cartão com créditos do TRI Passe Antecipado. Nos lotações, não serão aceitos créditos de vale-transporte e TRI Escolar ou isenções.
O sistema já havia sido implementado no início de julho nos 12 veículos da Linha Menino Deus. De acordo com a Associação dos Transportadores de Passageiros por Lotação (ATL), responsável pela parte operacional, apenas 6,38% dos passageiros que usaram a linha neste último mês usaram o Passe Antecipado.
— Além de ser um mês de férias, a possibilidade de usar créditos eletrônicos ainda é uma novidade. Mas, a partir do momento em que o processo passar a ser compreendido, teremos um grande aumento no número de usuários do Passe Antecipado nos lotações — afirma Magnus Isse, presidente da ATL.
Para Vanderlei Cappellari, diretor da Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), que gerencia a implantação, a grande vantagem do processo eletrônico é integração do sistema e uma maior agilidade no embarque. Além disso, ele defende que motoristas e passageiros estarão mais seguros, uma vez que o dinheiro em circulação nos veículos será reduzido.
— A expectativa é que, reconhecendo as vantagens que o uso do bilhete eletrônico traz, cada vez mais pessoas passem a migrar para esse novo sistema. Entre a série de benefícios, além de seguras, os lotações também estarão mais rápidas — complementa Cappellari.
De acordo com a ATL, em 21 dias úteis, a associação e EPTC receberam mais de 500 ligações de usuários que tinham como objetivo tirar dúvidas sobre o novo sistema.


Fonte: Zero Hora/RS




Voltar para a página de notícias

 

Porto Alegre - RS Fone (51) 3233-8222 - [email protected]


Projeto Quatrocom - Desenvolvimento Webbureau